Início » Artroscopia do Punho: Quais são os benefícios?

Artroscopia do Punho: Quais são os benefícios?

A artroscopia do punho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo destinado a diagnosticar e tratar várias condições articulares.

Como uma técnica especializada dentro da cirurgia da mão, a artroscopia do punho oferece uma avaliação precisa e opções de tratamento para lesões, diversas dores crônicas e condições degenerativas que afetam a articulação do punho. Compreender os detalhes dessa técnica pode ser muito interessante para quem busca alívio de problemas relacionados ao punho.

O que é a artroscopia do punho?

A artroscopia do punho é uma técnica cirúrgica avançada que envolve o uso de uma pequena câmera, chamada artroscópio (óptica), e outros instrumentos delicados, inseridos por pequenas incisões no punho, que chamamos de portais.

Isso permite aos cirurgiões visualizar e avaliar as estruturas dentro da articulação do punho, incluindo cartilagem, ligamentos e ossos. As imagens em alta definição fornecidas pelo artroscópio ajudam no diagnóstico preciso e no planejamento do tratamento.

A artroscopia é considerada o método gold standard para avaliação de lesões ligamentares, como do ligamento escafossemilunar e da fibrocartilagem triangular.

Como é realizada a artroscopia do punho?

A artroscopia é um procedimento cirúrgico, realizado em ambiente hospitalar, no centro cirúrgico. Os pacientes geralmente tem alta no mesmo dia da cirurgia.

Visão geral do procedimento:

Dra. Renata Paulos em Cirurgia Artroscópica
Figura: Dra Renata ajustando a tração e posição do punho para iniciar uma artroscopia.

Durante a artroscopia, a mão e o punho costumam ficar na posição vertical e é realizada uma tração controlada para que o espaço entre os ossos fique “mais aberto”. O cirurgião faz pequenas incisões para introduzir a óptica (artroscópio) e os instrumentos cirúrgicos especializados na articulação do punho.

Exemplo de artroscópio | Dra. Renata Paulos
Figura: Exemplo de artroscópio utilizado para artroscopia do punho. Possui 2.4mm de diâmetro e a câmera tem uma angulação de 30 graus.

A câmera exibe imagens em tempo real em um monitor, orientando o cirurgião durante todo o procedimento. Existem instrumentos específicos que possibilitam realizar manobras e palpar as estruturas intra-articulares.

Artroscopia do Punho | Dra. Renata Paulos
Figura: Óptica introduzida pelo portal chamado 3-4, “iluminando” a parte radial (em linha com o polegar) do punho. Utilizamos a “transiluminação” como guia para realização de alguns outros portais.
Note que é necessária uma incisão pequena para a introdução do artroscópio.

Dependendo da condição, várias medidas corretivas, como desbridamento, reparo de ligamentos ou remoção de cistos e estruturas ósseas, podem ser realizadas.

Figura: Dra Renata durante uma artroscopia de punho. A câmera e o instrumental são introduzidos na articulação e a cirurgia é realizada olhando-se o monitor.

O que são os portais artroscópicos?

São os “caminhos” que levam ao interior da articulação.

Os portais são as pequenas incisões realizadas para que os instrumentos necessários, incluindo a câmera, possam ser introduzidos na articulação. Os portais não são feitos de forma aleatória, uma vez que temos diversos tendões e ramos nervosos passando pela região.

Portais utilizados para artroscopia do punho | Dra. Renata Paulos
Figura: Esquema mostrando alguns dos portais utilizados para artroscopia do punho. Os traços verde, vermelho e azul claro representam tendões. As setas apontam para a localização de alguns portais. Notem que eles se encontram no intervalo entre os tendões, fazendo com que os instrumentais sejam introduzidos de forma segura, sem causar danos.
Dissecção em peça anatômica do aspecto dorsal do punho
Figura: Dissecção em peça anatômica do aspecto dorsal do punho e tendões extensores, com destaque para os mesmos portais apontados na figura anterior.

Quais são as condições tratadas com artroscopia do punho?

A artroscopia do punho é utilizada no diagnóstico e no tratamento de uma variedade de problemas, incluindo:

  • Lesões da Fibrocartilagem triangular (backlink)
  • Ressecção de cistos sinoviais (backlink)
  • Lesões ligamentares e instabilidade do punho (backlink escafossemilunar)
  • Fraturas e sequelas de fratura
  • Inflamações articulares
  • Artrose
Aspecto normal do intervalo escafossemilunar e escafoide visto da articulação radiocárpica
Vídeo: Aspecto normal do intervalo escafossemilunar e escafoide visto da articulação radiocárpica (portal 3-4) em uma artroscopia.
Aspecto do intervalo escafossemilunar, visto pelo portal 3-4, em um punho com lesão ligamentar
Video: Aspecto do intervalo escafossemilunar, visto pelo portal 3-4, em um punho com lesão ligamentar (o aspecto normal nesta topografia foi mostrado no vídeo anterior)
Figura: Visão do intervalo escafossemilunar (normal) visto pela articulação mediocárpica. Os dois ossos aparecem firmemente unidos. E: escafoide; S: semilunar; C: capitato
Intervalo escafossemilunar alterado visto pela articulação mediocárpica durante artroscopia
Vídeo: Intervalo escafossemilunar alterado visto pela articulação mediocárpica durante artroscopia. Veja que é possível passar o instrumento (chamado probe) entre os ossos.
Imagem intraoperatória de artroscopia do punho | Dra. Renata Paulos
Figura: Imagem intraoperatória de artroscopia do punho durante a inspeção da fibrocartilagem triangular.

Quais são os benefícios da artroscopia do punho?

As vantagens incluem:

  • Minimamente invasiva: Incisões menores resultam em menos cicatrizes e a recuperação tende a ser mais rápida.
  • Diagnóstico preciso: Visualização direta ajuda na identificação e tratamento de problemas específicos. Em alguns casos, a artroscopia é fundamental como método diagnóstico, em especial quando os exames de imagem, como ressonância e ultrassom não identificam de forma clara o problema.
  • Recuperação rápida: Os pacientes geralmente sentem menos dor e têm reabilitação mais acelerada.

Como é a recuperação / pós operatório de uma artroscopia do punho?

Após a cirurgia, os pacientes podem necessitar de um período de imobilização, que irá variar de acordo com o problema tratado e o procedimento realizado. Costuma ser indicada terapia ocupacional/ fisioterapia para recuperar a força e a mobilidade do punho.

Importante: Todo tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um ortopedista especialista em mãos.

FAQ

1. A artroscopia do punho é uma técnica muito recente?

Se comparada à artroscopia de joelho, a artroscopia do punho é uma técnica realmente mais nova e que teve popularização do seu uso mais recentemente.

A artroscopia do punho teve início na década de 70. Após 1990 os estudos na área se propagaram e a técnica tem sido cada vez mais utilizada. As indicações tem se expandido e hoje contamos com materiais mais delicados, possibilitando realizar artroscopia de articulações bem pequenas e estreitas.

2. Existe a especialização em artroscopia do punho?

Os médicos que realizam artroscopia do punho são os especialistas em cirurgia da mão.  Não há uma especialidade chamada de “artroscopia do punho”, entretanto há cursos para os profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos.

3. Todo especialista em cirurgia da mão faz procedimentos por artroscopia?

Nem todos. Mas o número de especialistas com prática em artroscopia tem aumentado.

A Dra Renata Paulos realizou curso de artroscopia do punho em Strasbourg (2011), na França, em um centro mundialmente conhecido e realizou estágio com professores que fomentaram o desenvolvimento da técnica e  foram grandes referências no assunto, como o professor Chirstophe Mathoulin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima