Início » Bossa Carpal

Bossa Carpal

Bossa Carpal trata-se de uma alteração/tumoração benigna, é, na verdade, uma “espécie” de artrose da articulação.

O que é a bossa carpal?

Bossa carpal ou bossa carpometacárpica (ou metacarpal ou carpometacarpal) é uma proeminência óssea (“bico de osso”) que se desenvolve entre a base do terceiro metacarpo e o capitato e/ou a base do segundo metacarpo e o trapezóide.

Trata-se de uma alteração/ tumoração benigna (não há risco de malignidade – não é câncer!), é, na verdade, uma “espécie” de artrose da articulação.

Bossa Carpal | Dra. Renata Paulos

Em quem a bossa carpal é mais comum?

A bossa carpo-metacárpica é mais comum em adultos entre 30-40 anos.

Praticantes de esportes de combate, com prática de soco, tem uma propensão maior a apresentar o problema. Foi observada maior prevalência também em atletas do Hokey.

Bossa Carpo-Metacárpica | Dra. Renata Paulos
Figura: Desenho destacando topografia da bossa carpo-metacárpica

Quais são os sintomas da bossa metacarpal?

Presença de uma protuberância firme e endurecida, mais facilmente visível com o punho fletido. Alguns pacientes sentem bastante dor e aproximadamente 30% tem um cisto associado, o que aumenta ainda mais o volume da área afetada.

Não deve ser confundida com os cistos sinoviais dorsais do punho.

Quais exames são solicitados?

O Rx costuma ser solicitado e a depender de cada caso, pode-se solicitar outros exames, como ressonância magnética, tomografia ou ultrassom, por exemplo.

Bossa Carpo-Metacárpica | Dra. Renata Paulos
Rx com destaque para bossa carpo-metacárpica

Nos exames de imagens é possível haver a presença de um pequeno osso acessório, presente em apenas algumas pessoas. Trata-se do Os styloideum.

Presença do Os styloideum | Dra. Renata Paulos
Figura de exames de imagem (tomografia e ultrassom) evidenciando a presença do os styloideum. J Radiol Case Rep, 2017 Jul 31;11(7):14-19. doi: 10.3941/jrcr.v11i7.2877.

Como é feito o tratamento da Bossa Carpal?

O tratamento da bossa carpo metacárpica deve ser individualizado. Ele é feito dependendo dos sintomas de cada paciente. Por ser uma alteração benigna, pacientes que não apresentam sintomas, não necessitam de intervenção. Havendo sintomas, o especialista conversará com o paciente sobre as possibilidades.

O tratamento pode variar desde medidas para alivio da dor, como medicação anti-inflamatória e uso de órtese noturna por exemplo, até tratamento cirúrgico. No tratamento cirúrgico, a proeminência óssea é removida, assim como o cisto quando este está presente.

Para casos avançados, com grande acometimento articular, em que o paciente é muito sintomático, pode ser indicada uma artrodese local (fusão dos ossos).

Pode haver recidiva?

Sim. A bossa pode recidivar. O organismo pode novamente formar a protuberância óssea.

Importante: Todo tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um ortopedista especialista em mãos.

FAQ

1. A cirurgia para tratamento da bossa carpal é simples? Quanto tempo fico no hospital?

Sim, a cirurgia é relativamente simples, mas é fundamental que seja realizada por especialista em cirurgia da mão. Na topografia da bossa carpo-metacárpica passam tendões e também nervo sensitivo, que devem ser preservados. A quantidade de osso que deverá ser ressecada é diferente em cada caso, essa avaliação é feita no intraoperatório, sendo importante, portanto um profissional familiarizado com a anatomia local. Para essa cirurgia, podemos dar alta para o paciente no mesmo dia, sem necessidade de dormir no hospital.

2. Realizei a cirurgia para bossa carpal mas ainda sinto dor. Isso é normal?

Isso pode acontecer. Alguns pacientes permanecem com dor residual. Muito importante destacar que há cuidados intra-operatórios que são tomados para reduzir muito essa chance (daí a necessidade de se operar com especialista), mas mesmo assim, há possibilidade de permanência de algum grau de dor local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima