Início » Deformidade de Madelung

Deformidade de Madelung

Deformidade de Madelung costuma ficar evidente perto da adolescência. Traz um problema estético e funcional e o tratamento depende de uma série de fatores que precisarão ser avaliados durante o atendimento.

O que é a deformidade de Madelung?

É uma deformidade no punho causada por uma alteração do crescimento ósseo do osso chamado rádio, que fica muito angulado “para baixo” e acaba fazendo com que o outro osso, chamado ulna, fique muito saliente.

Em casos com deformidade bem evidente, a impressão é que a mão fica deslocada em relação ao antebraço.

Aspecto da deformidade de Madelung | Dra. Renata Paulos
Figura: Aspecto da deformidade de Madelung. A mão fica “deslocada” em relação ao antebraço e a ulna (seta) fica saliente em consequência do desvio do radio. (Imagem do Green’s Operative Hand Surgery)

Em quem a deformidade de Madelung é mais comum?

A deformidade de Madelung é mais comum em mulheres e a deformidade costuma ficar mais aparente na pré-adolescência.

Qual a sua causa?

Nem sempre a deformidade tem uma causa bem definida. Muitas vezes está associada a discondrosteose de Leri Weill, um problema causado por uma alteração genética (em um gene chamado SHOX).

Outras displasias ósseas também tem associação e a deformidade de Madelung também é vista em pacientes com síndrome de Turner.

Traumas repetidos no punho de crianças também podem ser um motivo para a alteração de crescimento semelhante a observada na deformidade de Madelung.

Observamos anatomicamente que há uma estrutura anômala chamada ligamento de Vickers, que conecta o rádio a um pequeno osso do punho chamado de semilunar. Entende-se que essa estrutura “prende” os dois ossos e dificulta o crescimento ósseo nessa topografia.

Quais os seus sintomas?

A deformidade do punho, com a aparência de que a mão está deslocada em relação ao antebraço e cabeça da ulna proeminente, é o aspecto mais comum na deformidade de Madelung.

Os pacientes podem também ter queixa de dor, redução dos movimentos do punho e dificuldade para realizar algumas atividades.

A deformidade também pode causar um grande desconforto no paciente devido à aparência, podendo prejudicar a auto-estima.

Qual exame de imagem deve ser solicitado?

O exame mais utilizado para avaliação da deformidade de Madelung é o raio X.

Para a programação cirúrgica, algumas vezes outros exames de imagem também são solicitados, como a tomografia computadorizada por exemplo.

Exemplo de Rx de paciente com a deformidade de Madelung | Dra. Renata Paulos
Figura: Exemplo de Rx de paciente com a deformidade de Madelung. (Green’s Operative Hasnd Surgery)

Qual o tratamento da deformidade de Madelung?

O tratamento depende de uma série de fatores: idade, de como está a deformidade, se tem dor, se a deformidade está evoluindo rapidamente, da restrição de movimento, entre outros. A escolha do melhor tratamento deve ser individualizada, de acordo com os sintomas do paciente e as alterações encontradas.

Diversas técnica cirúrgicas existem, como ressecção do ligamento de Vickers, alguns diferentes tipos de osteotomias do rádio, osteotomia da ulna, artrodeses.

Após a avaliação do paciente, é explicada qual técnica é mais apropriada para o caso.

É muito importante que o tratamento seja realizado por um médico especialista.

Importante: Todo tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um ortopedista especialista em mãos.

FAQ

1. A deformidade de Madelung tem cura?

Não costumamos usar a palavra “cura” para este problema, mas há tratamento para Madelung.


Referências:
Greens Operative Hand Surgery


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima