Lesões da fibrocartilagem triangular correspondem a uma causa frequente de dor no punho, podem ter origem traumática ou degenerativa (“desgaste”). Tratamento especializado é de grande importância, para que o melhor método seja instituído e o paciente possa retomar as suas atividades.
O que é a fibrocartilagem triangular?
O “complexo da fibrocartilagem triangular”, do inglês Triangular Fibrocartilage Complex (TFCC), é uma estrutura que faz a união da porção distal do rádio à porção distal da ulna (rádio e ulna são os ossos do antebraço. Começam no cotovelo e terminam no punho).
Qual a função da fibrocartilagem triangular?
Uma das principais funções da fibrocartilagem triangular é absorver carga e transmitir a força através do punho – funcionando como um “amortecedor” (o que lembra a função dos meniscos no joelho).
Além disso, entre suas funções , também vale citar que estende a superfície articular do rádio até a região mais medial do punho, cobrindo a cabeça da ulna e faz uma conexão bem forte, mas flexível, entre o rádio e a ulna – permitindo rotação entre esses ossos, ou seja, os movimentos de pronação e supinação (virar a palma da mão para baixo e para cima).
Como ocorre a lesão da fibrocartilagem triangular?
Pode ocorrer devido a trauma, como queda com a mão espalmada, com o punho em desvio ulnar. Também com o uso de raquetes (como no Tênis), em que há desvio ulnar + movimento de rotação do punho, ou seja, uma torção do punho.
Há também as lesões degenerativas, que aparecem por “desgaste” da região.
Pacientes que possuem a chamada “ulna plus” (fig), estão mais propensos a apresentar lesão da fibrocartilagem triangular. A ulna plus também pode ser uma causa de impacto ulno carpal.
Sintomas
Quais os sintomas decorrentes da lesão do complexo da fibrocartilagem triangular (TFCC)?
Pacientes com lesão da fibrocartilagem triangular queixam-se de dor na porção ulnar do punho (fig).
A dor geralmente ocorre durante atividades em que há movimento de rotação do punho, como girar uma maçaneta de porta, abrir a tampa de uma garrafa ou pote. O movimento de supinação (virar a palma da mão para cima) costuma ser doloroso e os pacientes também referem dor ao levantar de uma poltrona apoiando as mãos nas laterais.
Outra queixa comum é a de fraqueza/perda de força para preensão.
Diagnóstico
Como é feito o diagnóstico da lesão da fibrocartilagem triangular?
O exame físico realizado por um médico especialista é muito importante.
Alguns testes são realizados para elucidar a dor, assim como palpação de pontos específicos e avaliação da presença de instabilidade da articulação radio ulnar distal.
O exame de imagem utilizado é a ressonância magnética (figura).
A forma mais precisa de se avaliar uma lesão da fibrocartilagem triangular, no entanto, é com o uso da artroscopia.
Tratamento
Como é o tratamento das lesões da fibrocartilagem triangular?
O tratamento dependerá de diversos fatores, como: tipo de lesão, se é pós traumática ou degenerativa; localização da lesão; presença de instabilidade da articulação radio-ulnar distal; presença de artrose, nível de atividade do paciente; se já houve tentativa de tratamento não cirúrgico, entre outros.
Muitas vezes o tratamento pode ser realizado sem cirurgia, com uso de imobilização seguida de reabilitação (fisioterapia/terapia ocupacional). Inclusive, de forma geral, o tratamento inicial de uma lesão isolada da fibrocartilagem triangular é conservador (não cirúrgico).
Quando o tratamento cirúrgico é a melhor opção, em grande parte das vezes, é feito por artroscopia, técnica minimamente invasiva.
Avaliação por profissional capacitado é de suma importância, para que a escolha do tratamento mais adequado a cada caso possa ser feita com sucesso.
Diagnósticos diferenciais
Outros problemas, alguns até relacionado à lesão da TFCC, também podem gerar dor na borda ulnar do punho, como tendinopatia do sexto compartimento extensor (tendinopatia do extensor ulnar do carpo), artrose da articulação radio ulnar distal, alterações acometendo o pisiforme, impacto ulnocarpal, instabilidade da articulação radio ulnar distal e algumas fraturas.
Importante: Todo tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um ortopedista especialista em mãos.
Referências:
https://www.assh.org/s/
Green’s Operative Hand Surgery
FAQ
De forma geral, 4-6 semanas, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.
Sim! A lesão da fibrocartilagem é muito comum em tenistas e praticantes de CrossFit por exemplo.
**Mas a presença da lesão não significa que a pessoa não poderá mais praticar seu esporte preferido. A intenção do tratamento é fazer com que o paciente possa retomar suas atividades.