Agendamento: 11 5084.1280 | 11 3050.5570
LCU Polegar

Lesão Ligamento Colateral Ulnar Polegar

A lesão do ligamento colateral ulnar da articulação metacarpofalangeana do polegar é também conhecida como Skier’s Thumb (polegar do esquiador). Trata-se de uma lesão comum relacionada a algumas práticas esportivas, como esqui e esportes com bola. (Embora chamada por alguns de gamekeeper, este termo não é adequado para lesões agudas; se refere a lesões crônicas geradas por trauma repetitivo).

Geralmente ocorre por trauma que causa uma “abertura” abrupta do polegar, muitas vezes gerado por queda (como por exemplo durante a prática do esqui, segurando o bastão).

No exame físico observa-se edema (inchaço) e dor intensa à palpação medial da articulação metacarpofalangeana. Pode haver instabilidade importante, além de grande piora da dor ao se testar o ligamento.

Como exames complementares, a radiografia pode demostrar se há fratura associada ou subluxação da articulação e a ressonância magnética pode ser usada para  avaliar a extensão da lesão e auxiliar na tomada de decisão sobre o tratamento.

Lesões parciais são tratadas com imobilização, sem necessidade de cirurgia.

Lesões completas são preferivelmente tratadas com cirurgia.  Nessas situações pode ocorrer a chamada lesão de Stener – interposição da aponeurose do músculo adutor do polegar – que impede a cicatrização do ligamento.

Abaulamento da articulação e desconforto local podem permanecer por meses após o tratamento.

Consulte um especialista: através de exame físico minucioso, complementado por exames de imagem, o melhor tratamento para o caso poderá ser oferecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *