Início » Macrodactilia

Macrodactilia

Macrodactilia é um dedo ser maior do que o esperado. É uma alteração pouco comum, em torno de 1% das alterações congênitas. A macrodactilia pode trazer grande prejuízo funcional e estético, impactando de forma importante na auto-estima.

O que é Macrodactilia?

Macrodactilia é o nome dado para o dedo que é desproporcionalmente maior.

Macrodactilia | Dra. Renata Paulos
Figura: macrodactilia do segundo e terceiro dedos

A macrodactilia pode já estar presente no nascimento ou aparecer após, durante os primeiros anos de vida. Ela é mais comum de um lado só e geralmente mais de um dedo é afetado. Os dedos aumentados podem, em aproximadamente 10% das vezes, ser unidos, ou seja, pode haver sindactilia associada.

Macrodactilia associada à sindactilia | Dra. Renata Paulos
Macrodactilia associada à sindactilia. Figura extraída do Green’s Operative Hand Surgery.

Quais são os tipos de macrodactilia?

A macrodactilia pode ser classificada como estática, quando está presente no nascimento mas a velocidade de crescimento do dedo é semelhante aos dígitos não afetados e pode também ser progressiva, quando o crescimento dos dedos afetados é mais rápido do que o restante do membro.

Na maior parte das vezes está associada à lipofibromatose, em que há alargamento dos nervos, com presença de muita gordura.

A macrodactilia também pode estar associada a síndromes/doenças. Como neurofibromatose.

Outro tipo é a chamada hiperostótica, em que há formação de massas ósseas ao redor das articulações dos dedos. Mais rara e os dedos costumam ser rígidos. Há também a associada à hemi-hipertrofia. É rara e nesses casos, todos os dedos do lado afetado são maiores.

Quais são os seus sintomas? A criança tem dor?

O principal sintoma é a presença de dedos (ou apenas um dedo) aumentados, que podem trazer prejuízo funcional.

Dependendo do tamanho e se há desvio, o dedo acaba atrapalhando a função da mão. As articulações do dedo afetado podem ser rígidas, o que contribui ainda mais para o prejuízo funcional.

Quando dois dedos estão envolvidos, geralmente o desvio é divergente (eles crescem em “direções opostas”), como na foto abaixo:

Crescimento com desvio divergente dos dedos afetados | Dra. Renata Paulos
Figura mostrando o crescimento com desvio divergente dos dedos afetados (cada um desvia para um lado). Imagem extraída de Green’s Operative Hand Surgery

A macrodactilia em si não dói, mas é um problema que pode impactar de forma importante na auto-estima do paciente, pois além de poder piorar a função, costuma trazer um prejuízo estético importante.

Como é o tratamento da macrodactilia?

Vários fatores influenciam na escolha do tratamento mais adequado. O tratamento dependerá da avaliação do especialista, do tipo de macrodactilia, da velocidade de crescimento, do tamanho do dedo, entre outras coisas. Na grande maioria das vezes indicamos cirurgia e é comum precisar de “retoques” em casos progressivos.

Em alguns casos, pode até ser indicada amputação. O tratamento deve ser individualizado e avaliação por especialista é fundamental, para que seja escolhido o tratamento mais adequado a cada caso.

Importante: Todo tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um ortopedista especialista em mãos.

FAQ

1. Todo paciente com macrodactilia precisa operar?

Em alguns casos, o dedo afetado não é muito maior do que os demais e seu crescimento não é desproporcional. Nesses casos a cirurgia não é indicada.

2. Há algum remédio que posso tomar para a macrodactilia?

Até o momento, não existe tratamento medicamentoso para macrodactilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima