Início » Síndrome de Wartenberg

Síndrome de Wartenberg

A Síndrome de Wartenberg é uma condição que pode causar desconforto significativo no dorso da mão. Neste artigo, a Dra. Renata Paulos, ortopedista especialista em cirurgia da mão e microcirurgia, explora as causas, sintomas, bem como os tratamentos para a condição. Continue lendo!

O que é a Síndrome de Wartenberg?

A síndrome de Wartenberg é uma síndrome compressiva do ramo sensitivo do nervo radial no antebraço, próximo do punho.

As síndromes compressivas são as patologias geradas pela compressão de um nervo. Entre elas, a mais comum é a síndrome do túnel do carpo.

Figura apontando o nervo sensitivo radial (imagem adaptada de https://renatapaulos.com.br/tenossinovite-de-de-quervain/)

Anatomia

O nervo sensitivo radial (ramo sensitivo do nervo radial), torna-se bem superficial no terço distal do antebraço, após passar sob o tendão do músculo braquiorradial.

Há casos em que o nervo passa através do tendão. Nesses casos, a pessoa tem chance aumentada de desenvolver o problema.

Síndrome de Wartenberg - Dra. Renata Paulos

O que causa a síndrome de Wartenberg?

Atividades com movimento repetitivo de pronossupinação (virar a palma da mão para cima e para baixo) podem estar associadas ao aparecimento da síndrome de Wartenberg, assim como movimentos repetitivos de flexão com desvio ulnar do punho, pois isso acaba pressionando o nervo entre dois tendões (dos músculos braquiorradial e extensor radial longo do carpo)

Pulseiras e relógios apertados também podem estar relacionados ao surgimento de sintomas.

Quais os sintomas da Síndrome de Wartenberg?

A pessoa com síndrome compressiva do nervo sensitivo radial (síndrome de Wartenberg) pode apresentar uma diversidade de sintomas, como:

  • Formigamento;
  • Dor irradiada;
  • Sensibilidade diminuída no território de inervação do ramo sensitivo do nervo radial.

Na presença de um ou mais sintomas que possam indicar um quadro de Síndrome de Wartenberg, é indispensável buscar um ortopedista especialista em mão a fim de obter avaliação e tratamento adequado.

Na figura, a área em azul representa o território de inervação do n. radial

Exame físico

Os sintomas geralmente são exacerbados ao se fazer os movimentos provocativos. Geralmente também há sensação de choque ao se percutir o nervo (sinal de tinel).

Além disso, pode haver alteração da sensibilidade do território do nervo sensitivo radial ao se comparar com o lado contralateral ou com a parte mais ulnar da mão.

Alguns pacientes podem ter também alterações sugestivas de tenossinovite de De Quervain. Portanto, a avaliação por um especialista em cirurgia da mão é muito importante para diferenciar as patologias ou averiguar se as duas estão presentes (elas coexistem em alguns casos)

Como é o tratamento da síndrome de Wartenberg?

Inicialmente o tratamento é conservador (sem cirurgia) e envolve, principalmente, mudança de hábitos, evitando manobras provocativas e reabilitação com fisioterapia/ terapia da mão.

Para os pacientes que não obtiveram melhora, pode ser indicado tratamento cirúrgico.


A Síndrome de Wartenberg, apesar de desafiante, pode ser manejada de forma positiva caso haja o diagnóstico precoce. A compreensão dessa condição e a abordagem adequada são essenciais para restaurar a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, em caso de sinais que indiquem a presença da condição, não hesite em agendar uma consulta com um especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima