Dores e formigamento no membro superior sem descobrir a causa?
A Síndrome do Desfiladeiro Torácico é uma neuropatia compressiva que pode incluir até todos os nervos do membro superior.
Apresenta sintomas que podem ser semelhantes a outras síndromes compressivas e também pode ocorrer concomitantemente a outras compressões nervosas (double-crush). Por esse motivo, é comum o paciente consultar diversos médicos até que o diagnóstico seja estabelecido.
É dividida em vascular e neurogênica, sendo a segunda muito mais comum.
Entre as formas neurogênicas, podemos ou não ter alteração nos exames, sendo que o mais comum é não haver! Logo, exames normais não significam que o paciente não tenha nenhum problema! Por isso, consultar um especialista é fundamental.
Podem existir alterações na musculatura do pescoço, variações anatômicas como costela cervical, processo transverso alongado (alteração na vértebra) ou ligamentos anômalos.
É mais comum em mulheres e também mais observada em pessoas que exercem atividades em que o membro superior deve estar frequentemente elevado.
Onde é a compressão nervosa na Sd do Desfiladeiro Torácico?
Pescoço e parte superior do tórax.
Quais são os sintomas?
A queixa mais comum é de parestesia (sensação de formigamento). Geralmente envolvendo a parte interna do membro superior, incluindo os dedos anular e mínimo. Entretanto, esse formigamento pode acometer os outros dedos também.
Dor no pescoço/ombro também é comum.
Alguns pacientes queixam-se, inclusive, de dores de cabeça semelhantes à enxaqueca.
Qual é o tratamento?
O tratamento inicial é sempre conservador (sem cirurgia), com fisioterapia e medicamentos para alivio dos sintomas.
O papel da fisioterapia é fundamental, com orientações posturais, liberação miofascial e alongamentos, inicialmente.
Quando não há melhora após seguir corretamente a reabilitação, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
Dra Renata Paulos acompanhou por seis meses Prof. Michel Merle, responsável pelo Institut Européen de la Main e referência internacional no tratamento de Síndrome do Desfiladeiro Torácico (desenvolveu técnica cirúrgica própria)..