Início » Tetraplegia: É possível recuperar o movimento das mãos?

Tetraplegia: É possível recuperar o movimento das mãos?

Grande parte dos pacientes com tetraplegia podem se beneficiar com cirurgias para “reanimação” dos membros superiores e assim conquistar mais independência e ter uma melhora expressiva na qualidade de vida.

Além disso, é extremamente importante destacar que não existe simplesmente uma “receita de bolo” e que cada caso deve ser avaliado individualmente. Então, mesmo a lesão de um paciente sendo do mesmo nível de um outro, não significa que a mesma cirurgia que foi indicada para um, será a indicada para o outro.

Portanto, é fundamental que o acompanhamento seja feito por um profissional especialista, que tenha experiência no tratamento cirúrgico de pacientes tetraplégicos, para que o planejamento cirúrgico seja feito da forma mais adequada e com isso o melhor resultado seja atingido.

Todo paciente tetraplégico pode recuperar o movimento das mãos com a cirurgia?

Não, não se indica a cirurgia para todos os casos. Então, é necessário avaliar o paciente com tetraplegia e realizar o exame físico específico para sabermos o que é possível fazer.

Deve-se realizar as cirurgias para recuperar o movimento da mão logo após o acidente que deixou o paciente tetraplégico?

NÃO. Após o acidente, um especialista em coluna geralmente opera o paciente na urgência.

Deve-se estabilizar o paciente clinicamente e é fundamental que ele seja acompanhado de forma precoce por uma equipe de reabilitação experiente – que inclui médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais – além de seguimento com psicólogo e, a depender de cada caso, profissionais de outras áreas também.

Por que é interessante ter acompanhamento com um especialista em mão desde o início?

Não se indicam as cirurgias funcionais dos membros superiores de forma urgente. A parte clínica é prioridade no período inicial.

No entanto, é interessante acionar o especialista em mão de forma precoce – não visando uma indicação cirúrgica neste primeiro momento, mas sim para o acompanhamento, a fim de:

  • Ter contato direto com a equipe de reabilitação para iniciar cuidados específicos;
  • Reavaliar de tempos em tempos para observar se houve alguma recuperação motora e sua magnitude;
  • Orientar o paciente e os familiares sobre possibilidades futuras de tratamento, caso seja necessário.

Infelizmente ainda acontece de pacientes tomarem conhecimento da possibilidade de ganho funcional com cirurgia apenas após muitos anos de lesão.

E no caso dos pacientes que descobrem que existem cirurgias para movimentar a mão apenas muitos anos após a lesão? Ainda é possível fazer o tratamento?

Pode-se fazer algumas cirurgias independentemente do tempo de lesão.
Como dito anteriormente, é necessária uma avaliação por parte de um especialista em cirurgia da mão (em especial, com experiência em “tetrahand”) para verificar as possibilidades.

Pode-se fazer quais cirurgias para recuperação dos movimentos da mão de um paciente com tetraplegia?

Há cirurgias que são diretamente nos nervos, que chamamos de transferência de nervo ou neurotização e cirurgias que não envolvem os nervos: como as transferências tendíneas/musculares, geralmente associadas a alguns outros procedimentos.

Vídeo 1: Exemplo de recuperação de movimento da mão (flexão e extensão dos dedos) após cirurgia de transferência de nervo.
Vídeo 2: Exemplo de função adquirida após cirurgia para reanimação dos membros superiores. (cirurgia chamada de Alphabet – consiste em transferências tendíneas e alguns procedimentos adicionais)

A mão, depois da cirurgia, volta a ser como antes do acidente?

Embora as cirurgias geralmente tragam um enorme ganho funcional, “voltar a ser exatamente como antes” não é o esperado.

Apesar de realizarmos procedimentos para extensão e flexão dos dedos, esses movimentos geralmente são feitos “em bloco” após o tratamento cirúrgico. Movimentos individualizados de cada dedo, na grande maioria dos casos, não são esperados (como levantar apenas o indicador para apontar algo por exemplo)

Em conclusão, é possível um paciente tetraplégico recuperar o movimento das mãos?

Sim! É possível recuperar movimento nas mãos em grande parte dos pacientes com tetraplegia.

Para saber se um determinado paciente tem indicação cirúrgica ou não, avaliação com especialista e exame físico focado e bem realizado são fundamentais.

Dra. Renata Paulos – Especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia

A Dra. Renata Paulos é uma ortopedista especializada em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, com expertise no Tratamento de Pacientes Tetraplégicos e Espásticos e no Tratamento de Lesões Nervosas. Conheça abaixo um pouco de sua trajetória profissional na área: 

Dra. Renata Paulos, nos anos em que morou na Europa, acompanhou uma médica que é referência mundial no tratamento de pacientes com tetraplegia e espásticos e participou também de trabalhos de pesquisa. Além disso, fez estágio no Schweizer Paraplegiker-Zentrum em Nottwil, Suíça, centro especializado no tratamento de pacientes com lesão medular e pôde acompanhar um outro cirurgião, também referência mundial no assunto.

Veja alguns eventos da área em que a Dra Renata Paulos palestrou:

Dra. Renata Paulos durante palestra no Tetrahand World Congress
Foto 1: Dra. Renata Paulos durante o Tetrahand World Congress, convidada para uma “mesa redonda”.
Cirurgias para ganho de função dos membros superiores - Dra. Renata Paulos
Foto 2: Dra. Renata Paulos deu aula sobre cirurgias para ganho de função dos membros superiores de pacientes com tetraplegia no Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão.
Foto 3: Dra. Renata Paulos no simpósio internacional sobre transferências nervosas, convidada para falar sobre transferências nervosas para pacientes tetraplégicos.

Foto 4: Dra. Renata Paulos convidada para dar aula sobre “Cirurgias funcionais do membro superior do lesado medular” no Congresso de Medicina Física e Reabilitação.
Para saber sobre o ganho de extensão do cotovelo para pacientes tetraplégicos, clique aqui.

Em suma, cirurgias de reanimação para membros superiores, especialmente das mãos, são possíveis e podem garantir melhorias significativas na vida de pacientes tetraplégicos, promovendo maior independência. Assim, é necessário que um especialista em cirurgia da mão e microcirurgia avalie cada paciente cuidadosamente de acordo com suas particularidades para garantir os melhores resultados possíveis e uma recuperação segura.

Se você deseja agendar uma avaliação inicial com a Dra. Renata e descobrir se a cirurgia para recuperação de movimento das mãos é uma opção, entre em contato!

A Dra. Renata Paulos atende seus pacientes em seu consultório particular no Núcleo de Ortopedia.

Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima