Agendamento: 11 5084.1280 | 11 3050.5570
Dor Dedo1

Tumor Glômico

Você sente dor intensa e sem explicação aparente no dedo? Pode ser um tumor glômico.

O tumor glômico é um tumor benigno do corpo glômico, que é uma estrutura vascular que participa do controle do fluxo sanguíneo e da regulação da temperatura.

A localização mais comum do tumor glômico é embaixo da unha e é a causa de uma dor muito intensa quando há uma pressão direta na região. Muitas vezes não há nenhuma outra alteração aparente quando olhamos o dedo e é comum o paciente ter passado por diversas avaliações sem haver diagnóstico até ser consultado por um especialista.

Por mais espantoso que pareça, há pacientes que referem que outros acreditavam que estavam simulando sintomas, uma vez que havia uma dor intensa e estranha, sem nenhuma alteração aparente. Ou ainda, pacientes que procuram tratamento psiquiátrico, pela dor intensa “sem explicação”.

Associada à dor muito intensa quando se pressiona o local exato do tumor, geralmente também há intolerância ao frio (se colocarmos um cubo de gelo no local, por exemplo, o paciente referirá piora dos sintomas).

Além disso, pode haver existência de outras alterações, como uma mudança da coloração embaixo da unha, que pode ter um aspecto azulado onde se encontra o tumor, ou alguma deformidade ungueal. O tumor pode também causar alteração óssea que pode ser vista no raio X em alguns casos.

Entretanto o mais comum é haver apenas dor intensa e, muitas vezes, piora com o frio, sem outros achados.

A ressonância magnética é o exame mais indicado para confirmar o diagnóstico, mas como o tumor pode ser muito pequeno, o exame pode vir sem alterações detectáveis em alguns casos.

O tratamento é cirúrgico, com ressecção da lesão, e deve ser feito por um especialista em cirurgia da mão.

A dor se resolve após o tratamento cirúrgico (nos casos em que o paciente ainda apresenta sintomas após ter sido operado, isto pode ocorrer pela presença de múltiplas lesões).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *